quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Juiz de Fora recebe Cruz da Jornada Mundial da Juventude e o Ícone de Nossa Senhora

Juiz de Fora recebe Cruz da Jornada Mundial da Juventude e o Ícone de Nossa Senhora
Programação completa
Peregrinação dos símbolos na Província Eclesiástica de Juiz de Fora
Programação das réplicas pela Arquidiocese JF
Ver Tudo
Símbolos percorrem todo a país até 2013


Juiz de Fora vai receber a Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e o Ícone de Nossa Senhora. Os símbolos, que circulam por todas as dioceses do Brasil até 2013, chegam à cidade no dia 26 de novembro, sábado, vindos da Diocese de Leopoldina/MG.




Para receber a Cruz da JMJ e o Ícone de Nossa Senhora uma Caravana de Jovens da Arquidiocese segue para Leopoldina/MG, onde participam da cerimônia de envio dos símbolos. A celebração acontece no sábado, 26, às 16h, na Catedral Metropolitana da cidade.


A primeira parada dos símbolos na Arquidiocese é às 20h, na Fazenda da Esperança Frei Galvão (Guarará/MG), com a presença de Dom Gil Antônio Moreira. Ainda no local, acontece Oração pela Juventude. Às 22h, os objetos são recebidos pelos jovens de Bicas/MG, na Praça São José, onde está programado o Lual da Juventude.


No domingo, 27, a Cruz e o Ícone são depositados na Igreja São Sebastião (Parque Halfeld), às 01h. Neste dia, a igreja vai ser aberta para visitas e orações a partir das 07h. Às 07h30, 09h30 e 11h estão programadas celebrações.


Às 12h acontece a saudação aos símbolos da JMJ, com a badalação dos sinos de todas as capelas e igrejas da Arquidiocese de Juiz de Fora. Logo após, começa a concentração dos jovens no Parque Halfeld. O momento vai contar com a presença de Dom Gil.


Após a concentração, os Jovens seguem para a Catedral Metropolitana, conduzindo a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora. Às 13h, o cantor Eros Biondini, se apresenta no local.


A cerimônia de envio dos símbolos para a Diocese de São João del Rei, acontece às 15h, também na Catedral Metropolitana. A celebração, presidida por Dom Gil, vai contar com a presença de jovens de São João Del Rei/MG, que conduzirão os símbolos para a cidade.


A celebração de envio vai ser marcada também pela bênção das réplicas da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora que, a partir deste dia, vão percorrer todas as 86 paróquias da arquidiocese. A primeira a acolher as réplicas vai ser a Paróquia Nossa Senhora das Mercês (Mar de Espanha/MG), pertencente à Forania São José.


A Cruz dos Jovens


A Cruz da JMJ e o Ícone de Nossa Senhora chegaram a São Paulo no último 18 de setembro e, desde então, estão percorrendo as 274 dioceses do Brasil. O fim da peregrinação dos símbolos está previsto para 2013, quando a Jornada Mundial da Juventude acontece no Rio de Janeiro.


Em 1983, a cruz de madeira foi construída com 3,8 metros e foi colocada como símbolo da fé católica, perto do Altar principal da Basílica de São Pedro. Na Semana Santa do ano seguinte, o Papa João Paulo II ofereceu essa cruz aos jovens católicos do Centro Juvenil Internacional São Lourenço, e desde então, o símbolo peregrina por diversos países.


Em 2003, na 18ª JMJ, João Paulo II entregou aos jovens um segundo símbolo da fé católica, para acompanhar a cruz em sua peregrinação. Era o Ícone de Nossa Senhora, com 118 cm de altura e 15 kg, uma cópia de um antigo ícone, encontrado na Basílica Santa Maria Maior.


Em dezembro de 2012, após percorrer 24 estados brasileiros, os símbolos seguirão pela Argentina, Paraguai, Chile e Uruguai. Já em Janeiro do ano seguinte, retornam para o Brasil, onde continuarão a jornada pelos estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário