terça-feira, 22 de novembro de 2011

Deus de Alianças e Promessas

(Texto extraido da pregação do irmão Pablo Gonçalves,do ministério de Liturgia do grupo Kairós)

Aliança em Hebraico "Berith",traduz no pacto inquebrantável de fidelidade.
Desde a criação, o Senhor busca a fidelidade em prol da felicidade do homem.Deus por graça e amor faz alianças e promessas com o gênero humano,de modo a garantir nossa SANTIDADE.
A aliança de Deus com Adão,revela o desejo divino e a garantia da nossa liberdade."E DEUS CRIOU O HOMEM À SUA IMAGEM E SEMELHANÇA,À IMAGEM DE DEUS ELE O CRIOU,E OS CRIOU HOMEM E MULHER"(Gn 1,27).
Mas tentados pelo inimigo, corromperam a aliança ao provar do fruto proibido,indo contra a vontade de Deus.
Em Abrão,Deus encontra fidelidade e compromisso,chamando-o para fora de sua terra,"para fazer dele Abraão, isto é " o pai das nações"(Gn 17,5) (CIC 59). Responsável pelo reconciliamento da humanidade despersa.
A aliança com Abraão,foi provada quando Deus pede para o pai oferecer o filho como holocausto.Em resposta a fé de Abraão,Deus envia um cordeiro,reafirmando a aliança.
Moisés,foi responsável por conduzir o povo congregado por Abraão para fora do Egito,em busca da terra prometida.Com Israel,Deus forma a aliançado Sinai,ao qual revelou sua lei.(Ex 20)
Os profetas que sucederam o povo de Israel,anunciavam uma ALIANÇA NOVA E ETERNA destinada a todos os homens.
Esta nova aliança,CRISTO a instituiu. A vinda do Messias" O Cristo",é um acontecimento de tal proporção que Deus, por intermédio dos profetas  e dos patriarcas,preparou durante séculos ,ritos e sacrifícios da primeira aliança,como o do monte Moriá,são direcionada a vinda do filho de Deus, o Emanuel "Deus conosco".
Na plenitude dos tempos,nasce um menino,filho de uma virgem,da linhagem de Davi.Esse menino é o Senhor Jesus,que é o verbo divino encarnado,que honrou a aliança, vivendo-a fielmente.
No sermão da montanha (Mt 5,6,7),Jesus dá um sentido maior e pleno a lei da primeira aliança.No calvário,Jesus apresenta-se como mediador e redentor,nos levando a comunhão divina e ao perdão. Deixando como herança definitiva a "Vida Eterna".

Paz e Fogo.





                                                                               
                                                                               
                                                                                                 (assista o vídeo passado na pregação)>>>>>>

Um comentário:

  1. a cada dia as reuniões me surpreendem mais ... gosto muito de ver o crescimento do grupo e principalmente da unção que cada um consegue transmitir. A cada dia uma nova vitória s2

    ResponderExcluir